Skip to main content

A troca dos pneus do seu carro é uma parte importante da manutenção preventiva e deve ser feita para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo. Aqui estão alguns fatores a serem considerados para determinar quando trocar os pneus:

  1. Profundidade do sulco: A profundidade mínima recomendada para os sulcos dos pneus é de 1,6 mm (ou 2/32 de polegada). Pneus com sulcos abaixo desse limite são considerados “carecas” e não fornecem a tração adequada, especialmente em condições de chuva. Você pode medir a profundidade do sulco com um medidor de profundidade de sulco ou usando o truque da moeda: insira uma moeda de um centavo com a cabeça de Lincoln voltada para baixo nos sulcos; se a cabeça de Lincoln estiver visível, os sulcos estão abaixo do limite e os pneus devem ser trocados.
  2. Idade dos pneus: A maioria dos fabricantes de pneus recomenda substituí-los a cada 5 a 10 anos, independentemente da quilometragem. Isso ocorre porque a borracha dos pneus se degrada com o tempo, mesmo que não estejam sendo usados. Verifique a data de fabricação do pneu (geralmente um código de quatro dígitos impresso na lateral) para determinar a idade.
  3. Desgaste irregular: Se os pneus apresentarem desgaste irregular, como desgaste excessivo de um lado ou formação de ondulações e sulcos, isso pode indicar um problema de alinhamento, balanceamento ou suspensão. Pneus com desgaste irregular podem ser perigosos e devem ser substituídos. Além disso, é importante corrigir a causa subjacente do desgaste irregular.
  4. Danos visíveis: Verifique os pneus regularmente quanto a cortes, rachaduras, bolhas, deformações ou objetos estranhos (como pregos ou parafusos) embutidos no pneu. Se você encontrar algum dano que possa comprometer a integridade do pneu, ele deve ser substituído.
  5. Desempenho: Se você sentir que a aderência, a estabilidade ou o conforto do veículo diminuiu, isso pode ser um sinal de que os pneus estão desgastados e precisam ser substituídos.

Lembre-se de que fazer a rotação dos pneus a cada 5.000 a 8.000 quilômetros, manter a pressão correta dos pneus e garantir que o alinhamento e o balanceamento estejam corretos são práticas importantes para prolongar a vida útil dos pneus e garantir uma condução segura.

Leave a Reply